O mercado de DRAM enfrenta uma escassez significativa, o que pode levar a Nvidia a reavaliar, ou até mesmo cancelar, a sua aguardada linha de GPUs RTX 50 SUPER, conforme indicado por um relatório do Uniko's Hardware.
Um dos principais fatores por trás desse cenário é a falta de módulos de memória GDDR7 de 3 GB, essenciais para a estratégia da linha RTX 50 SUPER. Esses módulos permitiriam um aumento significativo de 50% na capacidade de VRAM, substituindo os atuais módulos de 2 GB nas GPUs com alterações mínimas no design. Por exemplo, a RTX 5070 SUPER teria 18 GB de memória, enquanto a RTX 5070 Ti SUPER e a RTX 5080 SUPER contariam com 24 GB. Esse aumento na capacidade de memória seria extremamente vantajoso tanto para gamers quanto para utilizadores focados em produtividade.
[rumor]
- UNIKO's Hardware (@unikoshardware) November 7, 2025
devido à escassez de memória que se verificou recentemente, a gddr7 de 3gb não consegue chegar ao mercado de consumo para computadores de secretária, pelo que a série super foi cancelada.
e espera-se que os modelos actuais fiquem mais caros muito em breve, devido ao custo crescente da gddr7 de 2 gb. pic.twitter.com/yMSMj1MjqJ
Com o rápido aumento nos preços da DRAM, é pouco provável que os fabricantes priorizem a produção de módulos GDDR7 de 3 GB para a Nvidia, especialmente se outros produtos DRAM oferecerem margens de lucro mais atraentes. Além disso, uma eventual escassez desses módulos poderia inflacionar ainda mais os seus custos, tornando menos vantajoso para os fabricantes focarem seus esforços nesse segmento.
Caso a Nvidia enfrente acesso limitado aos módulos GDDR7 de 3 GB, faz sentido que os reserve para seus produtos mais lucrativos, como a GPU para portáteis RTX 5090 e as GPUs da série RTX PRO 6000.
provavelmente reservado para o portátil rtx5090 e para o rtx pro 6000. estes dois produtos rendem muito dinheiro que o gpu de secretária nem sequer sonha.
- UNIKO's Hardware (@unikoshardware) November 7, 2025
Essa escassez de DRAM é amplamente atribuída aos gastos excessivos em data centers de IA. Embora o fim do Windows 10 esteja levando a atualizações de PCs, as demandas de DRAM do consumidor são menores em comparação com as necessidades dos data centers de IA. A Nvidia pode ser forçada a alterar completamente ou cancelar sua linha de produtos RTX 50 SUPER se os custos de memória forem muito altos para justificar atualizações de memória.
Com a série RTX 50 SUPER alegadamente atrasada devido à atual escassez de DRAM, a Radeon RX 9070 XT é apresentada como uma alternativa imediata. Esta GPU possui 16 GB de VRAM de alta velocidade, arquitetura RDNA 4 avançada e uma forte eficiência de jogo, oferecendo potência e desempenho sem ter de esperar. Utilize a nossa ferramenta de comparação de preços para descobrir as melhores ofertas para a placa gráfica Radeon RX 9070 XT agora.