A Microsoft lançou recentemente a nova Xbox Full Screen Experience, inicialmente disponível nos dispositivos ROG Xbox Ally. Com uma interface semelhante à de uma consola e melhorias de desempenho, esta funcionalidade revolucionou a experiência de gaming portátil. Mais recentemente, foi também disponibilizada para os utilizadores do MSI Claw. Agora, a Xbox Full Screen Experience está acessível a todos os dispositivos portáteis com Windows 11 no mercado. Adicionalmente, entrou em fase de testes para vários formatos de PC com Windows 11, como computadores de secretária, portáteis e tablets.
A funcionalidade está atualmente a ser implementada para utilizadores Insiders através dos canais Dev e Beta, como parte do Windows Insider Preview Build 26220.7221, lançado a 21 de novembro. Anteriormente, os utilizadores tinham de ativar esta funcionalidade manualmente, mas agora ela está mais acessível, marcando um passo significativo na evolução da integração Xbox no ecossistema Windows.

Depois de instalar o aplicativo Xbox pela Microsoft Store, os Insiders que possuem a atualização já podem ativar o novo modo Xbox em tela cheia por meio do "Task View". Essa opção está disponível ao clicar no ícone da barra de tarefas ou utilizando o atalho Windows + Tab. A "experiência Xbox em ecrã completo" será exibida junto com outros desktops abertos.
Outra forma de acessar o modo Xbox é através das configurações da Barra de Jogo ou simplesmente pressionando Windows + F11. Para sair do modo, é possível utilizar o "Task View", as configurações da Barra de Jogo ou a tecla Windows, sem a necessidade de reiniciar o sistema. Caso o usuário prefira, o modo de tela cheia pode ser desativado diretamente nas Configurações do Windows.
Assim como em outras funcionalidades, a Microsoft está coletando ativamente feedback dos usuários sobre essa implementação. Para enviar comentários, basta pressionar Windows + F, que abrirá o Centro de Feedback. A partir daí, os usuários podem selecionar a categoria "Experiência de ecrã completo" para compartilhar suas opiniões.
Embora seja membro do programa Windows Insider, pode não ter acesso imediato ao FSE, já que a Microsoft afirma que esta funcionalidade está a ser implementada de forma "gradual" nas versões mais recentes do programa. Além disso, será necessário instalar o aplicativo Xbox disponível na Microsoft Store.
Por outro lado, se procura um dispositivo portátil robusto, otimizado para desempenho máximo e projetado para jogos de alto nível em qualquer lugar, o ROG Ally X destaca-se como uma escolha premium. Com uma bateria de longa duração, ergonomia aprimorada e total compatibilidade com o Windows, este dispositivo representa o futuro dos jogos portáteis. Confira a nossa ferramenta de comparação para encontrar as melhores ofertas do ROG Ally X hoje mesmo.