O Google Cloud anunciou o Ironwood, sua nova Unidade de Processamento Tensor (TPU) de 7ª geração, que estará disponível aos clientes ainda este mês. Essas TPUs foram projetadas para escalar de forma eficiente no campo dos "hipercomputadores de IA", oferecendo avanços significativos para aplicações de inteligência artificial.
Combinado às novas CPUs Axion, o Ironwood busca entregar um desempenho excepcional tanto em treinamento quanto em inferência. Os "Ironwood Superpods" do Google podem escalar até 9.216 aceleradores de IA em um único sistema, interconectados com uma largura de banda impressionante de 9,6 Tb/s. Cada superpod oferece 1,77 PB de memória, garantindo capacidade para lidar com as demandas mais intensivas de IA.
Em comparação com os sistemas Blackwell GB300 NVL72 da Nvidia, os Superpods do Google se destacam ao oferecer consideravelmente mais memória, maior capacidade de computação e interconexões mais rápidas, consolidando-se como uma solução de ponta para projetos de IA em larga escala.
Ironwood, a nossa Unidade de Processamento Tensorial (TPU) mais potente e eficiente em termos energéticos, estará disponível nas próximas semanas. pic.twitter.com/6EuvT8ABUm
- Google (@Google) November 6, 2025
As capacidades de escalonamento do Ironwood transcendem os Superpods. Estes pods podem ser combinados para formar clusters maciços, unindo centenas de milhares de TPUs para criar o Hipercomputador de IA da Google. Este sistema avançado integra computação, armazenamento e rede sob uma camada de gestão singular, garantindo uma fiabilidade excecional.
O sistema emprega tecnologia de tecido reconfigurável (Optical Circuit Switching) para alternar e redirecionar inteligentemente as operações, contornando interrupções de hardware. Isto assegura um alto desempenho sustentado e operação contínua, prevenindo eficazmente falhas em toda a rede devido a problemas de hardware. Adicionalmente, esta tecnologia simplifica os processos de manutenção.
A Anthropic planeia utilizar até um milhão de TPUs para expandir a sua família de modelos Claude, citando os grandes ganhos em termos de custo/desempenho da tecnologia da Google. A Lightricks também escolheu o hardware TPU da Google para treinar e servir os seus modelos de IA. A Google demonstrou que o mercado da IA não depende apenas dos fabricantes de GPU, como a AMD e a Nvidia, provando o valor das unidades de processamento Tensor dedicadas.
O lançamento do Ironwood destaca o crescente progresso da Google no sector da IA - no entanto, o verdadeiro entusiasmo pelo desempenho dos jogos é representado pela Radeon RX 9070 XT. Construída com base na arquitetura RDNA 4 e equipada com 16 GB de VRAM de alta velocidade, foi concebida para proporcionar taxas de fotogramas excepcionais, imagens deslumbrantes e eficiência de ponta para os jogadores que procuram a melhor experiência. Utilize a nossa ferramenta de comparação de preços para descobrir as melhores ofertas para a placa gráfica Radeon RX 9070 XT agora.