A Qualcomm, fabricante de chips, está a considerar uma possível aquisição total da Intel, uma das empresas mais renomadas no setor de processadores para computadores, numa reviravolta inesperada. Segundo o Wall Street Journal, embora ainda não exista qualquer garantia de acordo, já ocorreram conversas entre as duas gigantes da tecnologia.
Atualmente avaliada em 87 mil milhões de dólares, a Intel tem enfrentado grandes desafios nos últimos anos. Só em 2023, as ações da empresa registaram uma queda de 60%. A perda da Apple como cliente em 2020, devido à transição dos Macs para os chips Apple Silicon baseados na arquitetura ARM, foi um duro golpe. Além disso, os seus últimos processadores deixaram muitos clientes de PC frustrados, agravando ainda mais a situação.
Em uma tentativa de se reposicionar no mercado, a Intel tentou adquirir a Tower Semiconductor em 2023, visando aumentar a sua competitividade com a TSMC, que fabrica chips para empresas como Apple e Nvidia. No entanto, o negócio fracassou devido à falta de aprovação regulatória. O Wall Street Journal destaca que um possível acordo entre a Qualcomm e a Intel enfrenta desafios semelhantes, com um elevado risco de ser bloqueado pelas autoridades regulatórias.
Uma possível estratégia para concluir o negócio seria a Qualcomm vender ativos ou partes da Intel para outros compradores, conforme destacado no relatório. Vale lembrar que, em 2019, a Apple adquiriu a divisão de modems da Intel por US$ 1 bilhão.
Embora a Intel ainda lidere o mercado de PCs com seus chips, há um interesse crescente dos fabricantes de PCs em investir na arquitetura ARM. Essa tecnologia se destaca por oferecer maior eficiência energética e térmica em comparação à arquitetura x86. No início deste ano, a Microsoft lançou novos laptops Surface equipados com chips ARM da Qualcomm, que até superaram o chip M3 da Apple em determinados benchmarks.
Ainda não está claro se a Intel aceitará discutir um possível acordo com a Qualcomm, mas, caso isso aconteça, poderá representar uma transformação significativa na indústria de computadores. E, claro, não se esqueça de usar nosso comparador para encontrar as melhores ofertas no seu próximo jogo favorito!