A Intel apresentou os novos processadores móveis Core Ultra 200V Lunar Lake, já disponíveis para pré-encomenda em diversos modelos de portáteis finos e leves de fabricantes como Asus, Dell, LG e MSI. Esses CPUs de última geração prometem um impressionante aumento de 30% no desempenho em jogos em comparação com a geração anterior, além de oferecerem até 20 horas de autonomia de bateria. Em testes, superaram os modelos equivalentes da AMD e Qualcomm em várias tarefas, incluindo jogos.
Durante o evento de lançamento em Berlim, as demonstrações destacaram taxas de fotogramas superiores a 60 fps em configurações máximas em títulos como F1 2024. Isso foi possível graças aos gráficos Xe2 da Intel, que registraram um desempenho 68% superior ao Qualcomm X1E 80-100 e 16% acima do AMD HX 370 em cenários de gaming.
As melhorias mais significativas estão na duração e na eficiência da bateria. Graças aos novos processadores da série Lunar Lake Core Ultra 200V, que oferecem um consumo de energia 50% inferior, é possível alcançar até 20 horas de autonomia em tarefas de escritório. A Intel afirma que esses processadores superam modelos semelhantes, como o Qualcomm X1E 80-100, oferecendo mais de 20 horas de duração da bateria.
Esse avanço foi possível devido ao aumento no número de E-cores nas novas CPUs, em comparação com a série anterior Meteor Lake Core Ultra 100. Além disso, as novas CPUs agora contam com 8MB de cache lateral e memória integrada no pacote, o que reduz significativamente o consumo de energia em relação à geração anterior.
A adição dos núcleos Skymont E, altamente eficientes, e a duplicação da cache L2 permitem que mais tarefas sejam delegadas a esses núcleos em vez dos núcleos P, que consomem mais energia. Essa abordagem libera os núcleos P para lidar exclusivamente com tarefas mais exigentes, como jogos. Além disso, a nova gráfica Xe2 oferece um impressionante aumento de 30% no desempenho em comparação com a geração anterior, ao mesmo tempo que dobra a eficiência energética. Vale destacar que a Intel optou por remover o hyper-threading dos seus CPUs Lunar Lake, adotando um design híbrido que proporciona maior eficiência e reduz significativamente o consumo de energia por thread.
Se a Intel cumprir suas promessas, consolidará sua posição como líder no mercado de chips para computadores portáteis, onde já domina em termos de participação de mercado. Isso também lhe dará uma vantagem estratégica ao entrar em 2025, ano em que se espera uma concorrência acirrada com a AMD e a Qualcomm.
No entanto, essa competição acentuada entre os principais fabricantes de chips deve beneficiar diretamente os consumidores finais, que poderão contar com laptops mais potentes e eficientes para atualizar seus dispositivos em 2024 e 2025. Para mais detalhes, consulte o comunicado de imprensa. Enquanto isso, explore o nosso comparador para garantir as melhores ofertas no seu próximo jogo favorito.