O bug do Windows 11 diminui o desempenho de jogos da CPU AMD Ryzen - mas uma conta de administrador oculta pode oferecer um impulso

O bug do Windows 11 diminui o desempenho de jogos da CPU AMD Ryzen - mas uma conta de administrador oculta pode oferecer um impulso

Na semana passada, a AMD revelou dois novos processadores da linha Zen 5 Ryzen 9000: o Ryzen 5 9600X e o Ryzen 7 9700X. Embora não sejam as opções mais indicadas para jogos, análises apontam que essas CPUs oferecem um desempenho consistente em outras aplicações.

 

De acordo com o canal de tecnologia Hardware Unboxed, no YouTube, um bug no Windows 11 tem causado leves quedas de desempenho em jogos ao utilizar o Ryzen 7 9700X. Além disso, testes de benchmark indicam que o problema também afeta processadores da geração Zen 4, levantando preocupações entre os usuários.

Em um vídeo recente, o canal Hardware Unboxed analisou o desempenho do Ryzen 7 9700X, e a AMD notou que os resultados estavam ligeiramente abaixo do esperado. Após uma investigação mais aprofundada, foi identificado que a causa dessa diferença de desempenho era um bug no Windows 11.

Esse problema, aparentemente, afeta as CPUs Ryzen da série 9000 e está relacionado a privilégios da conta no sistema operacional. Quando os testes foram realizados novamente utilizando uma conta de administrador, o Ryzen 7 9700X apresentou um aumento de aproximadamente 4% na média de frames por segundo e pouco mais de 3,5% nos valores de percentil baixo.

Imagem ilustrando a análise de bug do AMD Ryzen 7 9700X: comparação de FPS em jogos com RTX 4090, mostrando desempenho e possíveis problemas.

No Cyberpunk 2077 Phantom Liberty, o 9700X apresentou um desempenho impressionante, entregando 10 FPS adicionais e uma melhora de 7% utilizando a conta de administrador. Para comparação, Steve também testou o chip Zen 4 7700X. Ambos os processadores foram avaliados em diversos jogos, revelando que o bug tem um impacto mais significativo no Zen 5 em comparação com o Zen 4 da geração anterior.

Curiosamente, embora a AMD tenha inicialmente declarado que o problema afeta apenas os chips Zen 5, o 7700X, baseado na arquitetura Zen 4, também apresentou ganhos de desempenho. Isso sugere que o bug pode impactar toda a linha de produtos Socket AM5. Resta saber se os processadores Socket AM4 também são afetados.

 

Felizmente, a AMD confirmou que está desenvolvendo um patch para o Windows que corrigirá esses problemas de desempenho nos CPUs Ryzen. Enquanto isso, não deixe de conferir nosso comparador para encontrar as melhores ofertas para o seu próximo jogo favorito!

Melhores ofertas para Cyberpunk 2077 Phantom Liberty

Recebe os melhores preços, códigos promocionais e os melhores negócios possíveis, em todos os teus jogos! Subscreve a newsletter DLCompare

Subscreva a newsletter DLCompare