De acordo com a TrendForce, os preços dos módulos DRAM deverão registrar uma queda significativa no início de 2025, impulsionada pela fraca demanda dos consumidores, que tem gerado altos níveis de estoque. O desequilíbrio entre oferta e demanda está agora a ditar uma deflação nos preços da memória.
Espera-se que a DRAM DDR4 seja a mais impactada, com reduções substanciais previstas para o primeiro trimestre de 2025. Os preços nos mercados de DRAM para servidores e PCs devem cair entre 10% e 15%, reflexo de um excesso de oferta causado por vendas lentas e pelo aumento da produção de memória DDR4 por fabricantes chineses.

O preço da VRAM também deverá diminuir, com a memória GDDR6 a registar uma descida de 8-13%. Para a GDDR7, prevê-se uma descida mais modesta de 0-5%, o que é compreensível dada a sua recente introdução. Este desenvolvimento é notável, uma vez que se especula que as próximas GPUs da Nvidia integrarão memória GDDR7, enquanto as novas GPUs RDNA 4 da AMD utilizarão GDDR6. Será que a redução do preço da GDDR6 permitirá à AMD adotar uma estratégia de preços mais competitiva para as RDNA 4?
Em suma, estas tendências são favoráveis para os consumidores, pois a descida dos preços das memórias poderá traduzir-se em produtos mais acessíveis no futuro. Contudo, é provável que os fabricantes de DRAM estejam a ajustar-se para corrigir o desequilíbrio entre a oferta e a procura. A capacidade de produção de DDR4 está a ser redirecionada para DDR5. Além disso, uma parte considerável da produção de memória está a ser convertida para a memória HBM, que continua a ter uma procura elevada.
Se a procura não aumentar, os preços das DRAM deverão continuar a cair. Entretanto, enquanto aguarda por mais notícias interessantes, não se esqueça de usar a nossa ferramenta de comparação para encontrar a melhor oferta para o seu próximo jogo favorito.