Novos detalhes sobre os futuros processadores Ryzen AI MAX da linha "Enthusiast Gaming" da AMD, anteriormente conhecidos pelo codinome "Strix Halo", foram revelados. As informações também destacam a AMD Radeon "8060S", uma solução gráfica integrada equipada com 40 unidades de computação (CUs).
Com até 16 núcleos Zen 5 e 40 unidades de computação baseadas na arquitetura RDNA 3.5, os processadores Ryzen AI MAX prometem um desempenho impressionante tanto em CPU quanto em GPU para dispositivos móveis. Para efeito de comparação, essa CPU oferece mais de 2,5 vezes o número de unidades de computação em relação aos processadores Zen 5/RDNA 3.5 "Strix Point" da AMD. Especulações indicam que a GPU integrada pode atingir um desempenho comparável ao da RTX 4070 móvel da Nvidia.
A proposta da AMD ao combinar CPU e GPU em um único chip é oferecer um equilíbrio poderoso entre desempenho de processamento e capacidades gráficas que rivalizam com soluções dedicadas. Isso torna a série Ryzen AI MAX especialmente atrativa para laptops voltados ao gaming e estações de trabalho, já que integrar tudo em um único chip facilita a gestão térmica para os fabricantes, em comparação ao uso de dois componentes separados.
Em essência, os novos processadores "Strix Halo" da AMD surgem como uma resposta direta à série M do Apple Silicon, refletindo uma abordagem estratégica para conquistar mercados que exigem alto desempenho com maior eficiência.

Além do modelo 8060S iGPU, existe também uma variante de 32 CU denominada 8050S. Esta GPU possui o mesmo número de unidades de computação que as placas gráficas de desktop Radeon RX 7600 e 7600 XT da AMD. Se a AMD conseguir alcançar um desempenho de GPU de nível dedicado com estes processadores, as novas ofertas baseadas no Strix Halo serão um marco notável para os jogadores de PC.
De modo geral, a linha de produtos da AMD para os próximos dois anos promete lançamentos e planos empolgantes. É importante ressaltar que as informações contidas nos documentos divulgados podem conter imprecisões, mesmo vindo de uma fonte tipicamente confiável e parecendo credíveis. O que permanece incerto são o preço e a disponibilidade dos produtos. Os anúncios oficiais do Strix Halo, das GPUs de desktop Radeon RX 8000 e do Krackan Point estão previstos para a CES 2025, mas a AMD ainda pode nos surpreender com desenvolvimentos inesperados.
E, como sempre, enquanto aguarda por mais novidades, lembre-se de utilizar a nossa ferramenta de comparação para encontrar a melhor oferta para o seu próximo jogo favorito.