Na semana passada, a AMD publicou um documento, intitulado "Performance Monitor Counters for AMD Family 1Ah Model 50h-57h Processors", que lança luz sobre vários aspetos da arquitetura dos seus futuros processadores baseados em Zen 6. A publicação, revelada pelo InstLatX64, detalha as interfaces de monitorização de desempenho e sugere que a arquitetura Zen 6, presente no chip EPYC 'Venice' para centros de dados, não será uma simples evolução da Zen 5, mas sim um design totalmente novo com uma filosofia distinta.
Embora a AMD já tivesse adiantado que os seus processadores Zen 6 suportariam até 256 núcleos e seriam fabricados com a tecnologia de 2nm da TSMC, o novo documento destinado a programadores de software confirma que a microarquitetura é um projeto intencionalmente amplo e focado no rendimento. A Zen 6 irá incorporar um motor de despacho de oito ranhuras e multi-threading simultâneo (SMT), marcando um salto significativo em relação às gerações Zen 4 e Zen 5.
A #AMD lançou o primeiro documento oficial sobre o #Zen6:
- InstLatX64 (@InstLatX64) December 18, 2025
"Performance Monitor Counters for AMD Family 1Ah Model 50h-57h Processors" 69163 v1.00https://t.co/HQL86Hd7sW
Caraterísticas confirmadas:
PMCx003: #FP16
PMCx2C0: #MemoryProfiler
PMCx0AF: Programador de 6 números inteiros (vs 1 central do #Zen5) pic.twitter.com/IA6lyexjvC
Nesta configuração, duas threads de hardware competem pelo acesso a um conjunto comum de slots de despacho, o que significa que, com velocidades de relógio equivalentes, o desempenho de uma única thread dos processadores baseados no Zen 6 pode não atingir os níveis das CPUs de 9 (ou mais) da Apple em todas as situações. No entanto, esta abordagem arquitetónica tem potencial para um desempenho excecionalmente elevado em determinados casos. Além disso, o núcleo inclui contadores específicos para slots de despacho não utilizados, paragens de backend e perdas de seleção de threads, afirmando que a questão da largura e a arbitragem SMT são os pontos focais em que a AMD está a apostar com o Zen 6.
A AMD pretende lançar as CPUs Zen 6 Ryzen no final de 2026. Com base em vazamentos anteriores da "Medusa", essas CPUs terão um máximo de 24 núcleos de CPU usando dois chiplets CCX/CCD de 12 núcleos. Esta atualização aumenta o número máximo de núcleos por chiplet de 8 para 12. Além disso, aumenta a cache L3 por CCX/CCD de 32 MB para 48 MB.
Se estas revelações se confirmarem, os CPUs Zen 6 da AMD deverão oferecer um desempenho de jogo significativamente melhorado em comparação com os seus antecessores Zen 5. Uma vez que os jogos são muito sensíveis à cache, aumentar a cache L3 num CCD Zen 6 irá melhorar as capacidades de jogo. Com as melhorias arquitectónicas adicionais no Zen 6, espera-se que os próximos CPUs Ryzen da AMD tenham um desempenho excecional.
Enquanto o entusiasmo aumenta em torno da próxima CPU Ryzen, não é preciso esperar muito para desfrutar de um desempenho de jogo excecional. O Ryzen 7 9800X3D já é uma potência X3D bem estabelecida, oferecendo excelentes taxas de quadros e eficiência notável no momento. Utilize a nossa ferramenta de comparação de preços para encontrar as melhores ofertas disponíveis no CPU Ryzen 7 9800X3D agora mesmo.