A geração de vários fotogramas chega com o Intel XeSS 3 no driver Arc atualizado

Intel lança XeSS 3 e suporte para geração de vários quadros no novo driver Arc

A Intel disponibilizou um novo controlador gráfico com certificação WHQL (versão 32.0.101.8425 / 32.0.101.8362) para as suas linhas Arc e Core. Esta atualização traz suporte avançado de hardware e novas tecnologias, sendo compatível com as GPUs Alchemist e Battlemage, além dos processadores das famílias Meteor Lake, Lunar Lake, Arrow Lake-S, Arrow Lake-H e os recentes Panther Lake.

O grande destaque deste lançamento é a tecnologia de Geração de Múltiplos Fotogramas (MFG), integrada no conjunto de upscaling XeSS 3. A MFG é capaz de gerar até três fotogramas por inteligência artificial para cada quadro renderizado nativamente, aumentando significativamente a fluidez visual sem sobrecarregar o desempenho. Com isso, os utilizadores de GPUs Arc podem aproveitar ao máximo monitores com elevadas taxas de atualização.

 

Apesar de a Intel ter apresentado a tecnologia MFG pela primeira vez em outubro de 2025 num evento exclusivo, este driver representa a sua estreia pública. Segundo a empresa, o tempo adicional de desenvolvimento foi necessário para garantir que a implementação final utilizasse uma única passagem de fluxo ótico para gerar os três quadros de IA, otimizando a eficiência do sistema.

Diagram of XeSS-MFG, multi-frame generation. Shows render & super resolution, full resolution frames, motion vectors, optical flow, and interpolated frames.

Além do suporte ao MFG, o novo driver também introduz compatibilidade com as CPUs Core Ultra Series 3 Panther Lake da Intel, incluindo as GPUs integradas Arc B390 e Arc B370 Xe3.

As correções nesta versão são bastante limitadas. A Intel resolveu problemas relacionados ao lançamento da demonstração do Pragmata Sketchbook e corrigiu erros no relatório da taxa de atualização variável em seu software gráfico.

Embora o XeSS tenha sido projetado para ser multiplataforma, funcionando em GPUs Nvidia e AMD, nem todas as funcionalidades estão garantidas em todos os dispositivos. A Intel afirmou que o XeSS 3 deve ser compatível com jogos que já suportam o XeSS 2, mas a lista atual é restrita a cerca de 44 títulos.

A Intel também reconheceu a existência de problemas de desempenho em diversos jogos, como Ghost of Tsushima, The Finals, No Man's Sky, Star Citizen, Mount & Blade II: Bannerlord e Call of Duty: Black Ops 6. Esses problemas devem ser solucionados em atualizações futuras dos drivers.

O novo driver já está disponível para download diretamente no site oficial da Intel.

 

Para acompanhar as últimas novidades em lançamentos de hardware e tendências do setor, consulte nossa cobertura dedicada ao hardware.

manhkbrady

manhkbrady

594 Artigos

Escritor meio período, jogador de Tetris min-maxing em tempo integral. Você sabia que jogos de ritmo são uma forma de benchmarking humano?

DLCompare Web Extension PT
Discord Invite PT
Recebe os melhores preços, códigos promocionais e os melhores negócios possíveis, em todos os teus jogos! Subscreve a newsletter DLCompare

Subscreva a newsletter DLCompare