MSI BIOS Update Unlocks 105W TDP Mode for Ryzen 9600X and 9700X

MSI BIOS Update Unlocks 105W TDP Mode for Ryzen 9600X and 9700X

A MSI lançou uma nova atualização de BIOS para placas-mãe AMD selecionadas, introduzindo uma maneira simples de elevar o limite térmico dos mais recentes processadores AMD com TDP de 65W, como o Ryzen 5 9600X e o Ryzen 7 9700X.

O TDP (Thermal Design Power) representa a quantidade máxima de calor que o sistema de refrigeração de um processador pode dissipar. Ambos os novos processadores de entrada baseados na arquitetura Zen 5 da AMD possuem um TDP de 65W. No entanto, rumores indicam que a AMD pode estar considerando aumentar esse limite para melhorar desempenho e impulsionar vendas.

 

Sem esperar por uma decisão oficial da AMD, a MSI tomou a iniciativa de atualizar a sua BIOS com o AGESA 1.2.0.1, introduzindo a funcionalidade "TDP to 105W". Como o nome sugere, essa opção permite aumentar o TDP do Ryzen 5 9600X e do Ryzen 7 9700X para 105W. No caso do Ryzen 7 9700X, essa mudança resulta em um aumento de 13% no desempenho em benchmarks como o Cinebench R23. Trata-se de um ganho significativo, especialmente considerando a simplicidade de ativação da nova funcionalidade.

Atualmente, não está claro se essa funcionalidade é uma iniciativa da MSI ou da AMD. Será que essa opção será implementada em outras motherboards AM5 por meio de futuras atualizações de BIOS, ou estamos diante de um recurso exclusivo da MSI?

Este novo recurso de BIOS oferece um aumento adicional de desempenho para as mais recentes CPUs Ryzen da AMD, essencialmente sem custos adicionais. Contudo, essa melhoria de desempenho "gratuita" apresenta algumas desvantagens. Para lidar com o aumento de calor gerado pelas configurações de potência mais elevadas, os usuários precisarão de soluções de refrigeração robustas. Além disso, a maior demanda energética resultará em um consumo de energia mais alto, o que traz suas próprias implicações.

Os ajustes no TDP dessas duas CPUs, aliados à atualização do Windows, têm o potencial de reverter o lançamento morno das CPUs Zen 5 mais acessíveis. Quando essas CPUs foram introduzidas no início de agosto, os revisores não observaram os ganhos de desempenho prometidos pela AMD. No entanto, com essas atualizações inesperadas chegando tão pouco tempo após o lançamento, as expectativas podem estar prestes a mudar, marcando um cenário que é, no mínimo, inédito.

 

Por ora, os gamers entusiastas provavelmente estão adiando atualizações de hardware, aguardando o lançamento das versões V-Cache do Zen 5, que devem chegar ainda este ano ou no início de 2025. Enquanto isso, aproveite para conferir o nosso comparador e encontrar as melhores ofertas para o seu próximo jogo favorito.

manhkbrady

manhkbrady

503 Artigos

Escritor meio período, jogador de Tetris min-maxing em tempo integral. Você sabia que jogos de ritmo são uma forma de benchmarking humano?

Discord Invite
Recebe os melhores preços, códigos promocionais e os melhores negócios possíveis, em todos os teus jogos! Subscreve a newsletter DLCompare

Subscreva a newsletter DLCompare