Subestimar o poder dos jogadores pode ser um erro arriscado, até mesmo para gigantes da indústria. Um exemplo recente envolve a Sony Interactive Entertainment, que se viu no centro de uma grande controvérsia após anunciar que os proprietários de Horizon Forbidden West na PlayStation 4 teriam que pagar para atualizar o jogo para a versão de PlayStation 5. O comunicado, feito pela Guerrilla Games e pela Sony na semana passada, gerou uma forte reação da comunidade, pressionando a empresa a recuar em sua decisão. Mas o que exatamente levou a essa situação? Vamos aos fatos.
How it all started
Na passada quinta-feira, a Guerrilla Games anunciou que apenas os jogadores que adquirissem a Horizon Forbidden West Digital Deluxe Edition teriam acesso tanto à versão para PlayStation 4 como à versão para PlayStation 5 do jogo. Este comunicado foi feito como parte da apresentação das diferentes edições de pré-venda de Horizon Forbidden West, que já abordámos num artigo anterior.
O problema? A Digital Deluxe Edition tem um preço significativamente superior ao do jogo base. Assim, os jogadores seriam obrigados a pagar mais caso comprassem a versão PS4 do jogo base e, no futuro, quisessem jogá-lo na PS5.
Como seria de esperar, o anúncio gerou uma avalanche de críticas por parte dos fãs de Horizon Zero Dawn. Muitos consideraram difícil aceitar esta alteração súbita numa política que, desde o lançamento das consolas de nova geração, tem sido amplamente adotada por outras empresas do setor.
Sony yields to the complaints
Após alguns dias de pressão, Jim Ryan, Presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment, abordou a polémica. Em comunicado, o executivo reconheceu o erro na decisão inicial e confirmou que a atualização de Horizon Forbidden West para a nova geração será gratuita. Foi uma vitória para os fãs da série, pelo menos desta vez.
Consequences
A declaração de Jim Ryan foi além, servindo também como um anúncio de que, no futuro, será cobrada uma taxa adicional para atualizar outros jogos para a nova geração.
Também quero confirmar hoje que, daqui para a frente, os títulos exclusivos de primeira geração da PlayStation (lançados na PS4 e PS5) - tanto digitais como físicos* - oferecerão uma opção de atualização digital de 10 dólares da PS4 para a PS5. Isto aplicar-se-á aos próximos God of War e Gran Turismo 7, bem como a qualquer outro título exclusivo para a PS4 e PS5 publicado pela Sony Interactive Entertainment.
Só o tempo dirá se a Sony irá reverter esta política, mas é provável que tal não aconteça. Portanto, se quiser acompanhar as aventuras de Aloy num mundo pós-apocalíptico dominado por máquinas, compare os preços de Horizon Zero Dawn e poupe ao máximo. Se gostar do primeiro jogo, poderá depois comprar Horizon Forbidden West ao melhor preço com o nosso comparador.
Melhores ofertas para Horizon Forbidden West