A classificação etária de Balatro foi finalmente reduzida

A classificação etária de Balatro foi finalmente reduzida

A classificação etária é uma orientação muito útil para quem se preocupa com conteúdos específicos dos jogos de vídeo. A violência, a nudez, os temas para adultos e outros não são adequados para pessoas de todas as idades e é por isso que estas classificações são importantes. No entanto, há alturas em que estas classificações são indiscutivelmente corretas. Vejamos o caso de Balatro, que é provavelmente o jogo indie de maior sucesso lançado nos últimos anos. A sua classificação etária era 18+ apenas porque algumas das suas mecânicas estão relacionadas com o póquer. Os jogos que promovem qualquer tipo de jogo têm uma restrição de idade, mas não é exatamente esse o caso do Balatro. Apesar de o jogo apresentar mecânicas de jogo específicas relacionadas com o póquer, não contém qualquer tipo de microtransacções e as competências adquiridas ao jogá-lo não parecem ser transferíveis para um jogo de póquer na vida real. É por isso que um recurso apresentado pela editora Sold Out Sales and Marketing foi bem sucedido. Demorou algum tempo, mas a classificação etária do jogo foi reduzida para 12+.

Critérios desiguais?

Qualquer pessoa que tenha jogado Balatro sabe que o jogo inclui tantos elementos de fantasia que quase não tem nada a ver com um jogo de póquer. Tanto assim é que o seu criador, LocalThunk, manifestou o seu desapontamento com a antiga classificação. No entanto, as razões por detrás dessa desilusão não foram a classificação em si, mas o seu carácter estranho. Como é que o Balatro pode ter uma classificação de 18+ quando o EA Sports FC 25, que inclui mecânicas de jogo sob a forma de pacotes de cartas aleatórias, tem uma classificação de 3+? Bem, esta comparação direta pode ser a chave por detrás da nova classificação, mas não podemos continuar a pensar no que teria acontecido se o recurso não tivesse sido apresentado.

"A classificação PEGI 18 do jogo 'Balatro' foi alterada para PEGI 12, na sequência de um recurso bem sucedido apresentado pela editora Sold Out Sales & Marketing. A Comissão de Queixas concluiu que, embora o jogo explique as várias mãos de póquer, o jogo de construção de baralhos roguelike continha elementos fantásticos atenuantes que justificavam uma classificação PEGI 12."

O LocalThunk congratulou-se com a nova classificação, uma vez que abre a porta aos criadores para criarem os seus jogos sem receio de serem severamente punidos.


Entretanto, Balatro continua a sua brilhante carreira apoiada por um número espetacular de cópias vendidas. Além disso, o jogo está agora disponível através do Game Pass, permitindo que muitos novos jogadores subscritores do serviço da Microsoft o experimentem sem qualquer custo adicional. Claro que, se quiseres obter uma cópia do jogo, o melhor método é usar o nosso comparador para encontrar os melhores descontos nos códigos do jogo Balatro.

Melhores ofertas para Balatro

Recebe os melhores preços, códigos promocionais e os melhores negócios possíveis, em todos os teus jogos! Subscreve a newsletter DLCompare

Subscreva a newsletter DLCompare