A mais recente GPU RTX 5080 da ASUS inclui uma ranhura M.2 para armazenamento SSD adicional

A mais recente GPU RTX 5080 da ASUS inclui uma ranhura M.2 para armazenamento SSD adicional

Como parte de um vídeo de recapitulação da Computex 2025, a ASUS revelou o seu SSD ProArt RTX 5080. Esta mais recente placa gráfica incorpora uma ranhura M.2, permitindo aos utilizadores adicionar um SSD PCIe 5.0 extra aos seus sistemas. Trata-se de um desenvolvimento fantástico para os utilizadores da ProArt, uma vez que os profissionais desejam normalmente o máximo de armazenamento de alta velocidade possível. A ranhura M.2 pode suportar até 8TB de armazenamento SSD, representando uma atualização significativa.

A ASUS implementou a bifurcação PCIe para incluir esta ranhura M.2. Isto significa que os dezasseis conectores PCIe 5.0 na base desta GPU estão divididos entre a RTX 5080 da Nvidia e a ranhura M.2 desta GPU. Embora isto não seja uma grande preocupação, uma vez que não se espera que a RTX 5080 da Nvidia utilize totalmente a largura de banda disponível na ranhura PCIe desta GPU, significa que alguma largura de banda PCIe está reservada para a ranhura M.2 em vez de estar disponível para a RTX 5080 da Nvidia.

Os SSDs ligados a esta GPU beneficiam do arrefecimento proporcionado pelo seu dissipador de calor e ventoinhas, garantindo que funcionam a baixas temperaturas mesmo durante tarefas de armazenamento exigentes. De acordo com a UNIKO's Hardware, a ASUS criou um design de PCB altamente personalizado para esta placa gráfica. A sua GPU está configurada de forma diferente em comparação com outras GPUs da série RTX 5080. Outra caraterística única desta GPU é o seu suporte para USB Type-C, o que é incomum entre as GPUs da série RTX 50.

Esta não é a primeira vez que a ASUS integra o armazenamento M.2 numa placa gráfica. Anteriormente, eles lançaram um modelo RTX 4060 Ti que incluía um slot PCIe 5.0 M.2. Uma vez que a RTX 4060 Ti utiliza apenas oito pistas PCIe, a sua ranhura M.2 adicionada não infringe a largura de banda da placa gráfica, tornando o seu design mais simples do que o do SSD ASUS RTX 5080 ProArt.

Neste momento, não se sabe quando é que a ASUS vai lançar esta nova GPU da série ProArt ou qual será o seu preço. Se e quando estiver disponível, prevemos que será mais cara. Este produto de design exclusivo não deverá ser barato e destina-se a um público premium. Se precisar de uma ranhura M.2 adicional depois de preencher a sua placa-mãe, é provável que esteja a investir milhares apenas em armazenamento.

Como sempre, para os interessados em melhorar a sua configuração de jogos, lembrem-se de utilizar a nossa ferramenta de comparação de preços para encontrar as melhores ofertas actuais da GPU GeForce RTX 5090.

manhkbrady

manhkbrady

Escritor meio período, jogador de Tetris min-maxing em tempo integral. Você sabia que jogos de ritmo são uma forma de benchmarking humano?

Recebe os melhores preços, códigos promocionais e os melhores negócios possíveis, em todos os teus jogos! Subscreve a newsletter DLCompare

Subscreva a newsletter DLCompare