No início da semana, um relatório da WccfTech sugeriu que a AMD estava a considerar preços de $899 e $749 para as suas GPUs Radeon RX 9070 XT e RX 9070. Contudo, em resposta a esta especulação, Frank Azor, arquiteto-chefe de soluções de jogos e marketing de jogos da AMD, esclareceu que essas estimativas de preços "nunca fizeram parte do plano".
A AMD planeia apresentar oficialmente as suas novas GPUs RDNA 4 em março. De acordo com as informações disponíveis, as Radeon RX 9070 XT e RX 9070 terão mais unidades de computação (CUs) do que as atuais RX 7800 XT e RX 7700 XT, mas menos do que as GPUs topo de linha RX 7900 XT/XTX. Isso posiciona as novas placas gráficas no segmento de médio alcance do mercado, com base nas especificações de hardware.
No entanto, vale destacar que a arquitetura RDNA 4 traz uma série de melhorias significativas em relação à geração anterior, a RDNA 3, reforçando a promessa de maior desempenho e eficiência.
Embora não vamos comentar todos os rumores sobre o preço, posso dizer que um preço inicial de 899 dólares nunca fez parte do plano.
- Frank Azor (@AzorFrank) 27 de janeiro de 2025
A NVIDIA GeForce RTX 5070, embora equipada com apenas 12 GB de VRAM, tira proveito da nova tecnologia GDDR7, oferecendo um desempenho mais avançado. Com um preço de $549, essa GPU também aumenta a pressão sobre a AMD para lançar uma concorrente à altura. Subindo na escala, a GeForce RTX 5070 Ti eleva a capacidade de VRAM para 16 GB, mas também o preço, que chega a $749. Ambas as GPUs miram no segmento de mercado que provavelmente será alvo da Radeon RX 9070 XT, já que qualquer configuração acima dessa faixa se aproxima do preço da GeForce RTX 5080, que custa $999.
Durante sua apresentação pré-CES sobre a arquitetura RDNA 4, a AMD destacou avanços significativos em relação à RDNA 3. A nova geração apresenta "unidades de computação otimizadas" e "traçado de raios melhorado por CU". Isso significa que a AMD conseguiu extrair muito mais desempenho de cada unidade de computação de suas GPUs. Essa é uma excelente notícia para os jogadores, já que essas melhorias não apenas aumentam o desempenho, mas também a eficiência energética. Em vez de simplesmente aumentar o tamanho das GPUs para oferecer mais potência, a AMD adotou uma abordagem focada na otimização.
Enquanto aguardamos mais novidades empolgantes, não se esqueça de usar a nossa ferramenta de comparação para encontrar as melhores ofertas no seu próximo jogo favorito!