A MODDIY recomendou que os utilizadores das GPUs série RTX 50 passem a usar os seus cabos de alimentação 12V-2×6, em vez dos antigos modelos 12VHPWR. A orientação foi destacada no Centro de Ajuda da empresa (em referência por Tom Warren). Essa recomendação surge após uma GPU RTX 5090 Founders Edition ter sofrido uma fusão nos conectores de alimentação ao utilizar um cabo 12VHPWR fabricado pela empresa.
De acordo com a MODDIY, os seus cabos atualizados para 2025 – tanto os 12V-2×6 como os 12VHPWR – foram projetados segundo a especificação atualizada 12V-2×6. A empresa destacou que os novos cabos oferecem “melhorias significativas”, como a utilização de “materiais superiores para terminais e conectores” e “fiação mais espessa”, garantindo maior confiabilidade e segurança.
A MODDIY recomenda agora que os proprietários da série RTX 50 actualizem para cabos 12V-2X6 em vez de utilizarem os cabos 12VHPWR existentes. A Nvidia e os fabricantes de PSU precisam de esclarecer urgentemente a situação, uma vez que a Corsair e outros disseram que os cabos 12VHPWR existentes devem funcionar pic.twitter.com/xUjY76GB7A
- Tom Warren (@tomwarren) February 11, 2025
Com o lançamento dos novos cabos, a MODDIY oferece aos usuários de GPUs da série RTX 50 um "buffer de segurança extra". No entanto, a recomendação desses cabos de alimentação mais recentes gerou certa confusão entre os entusiastas de PCs. Isso porque o novo padrão de alimentação 12V-2×6 utiliza a mesma estrutura de cabos do 12V-HPWR, diferenciando-se apenas nos conectores utilizados na GPU e na PSU.

Por que motivo a MODDIY está a promover os seus novos cabos em detrimento dos antigos 12VHPWR? A resposta é simples: os seus cabos mais recentes vão além das melhorias estabelecidas pela norma 12V-2×6. Os cabos 12V-2×6 atualizados da MODDIY foram projetados com fios mais espessos e materiais de alta qualidade nos terminais e no revestimento, garantindo aos utilizadores uma "proteção de segurança aprimorada".
É importante notar que alguns utilizadores podem não perceber os sinais iniciais de fusão ou sobreaquecimento nas suas placas gráficas. Na ausência de danos visíveis, odores a queimado ou cabos mal conectados, geralmente não há razão para preocupação imediata. Contudo, se estiver a utilizar cabos de terceiros, certifique-se de que são compatíveis, estão corretamente ligados e, idealmente, considere optar por adaptadores oficiais ou cabos nativos da PSU — atualmente, a opção mais segura para placas como a RTX 4090/5090.
E, como sempre, se deseja melhorar a sua experiência de jogo, consulte o nosso comparador para encontrar as melhores ofertas da GeForce RTX 4090 hoje mesmo.