CPUs Zen 6 funcionarão em placas-mãe AM5 existentes, confirma a AMD

Os CPUs AMD Zen 6 serão compatíveis com as placas-mãe AM5 existentes no lançamento

A plataforma AM5 da AMD deverá suportar CPUs até, no mínimo, à geração Zen 6, conforme evidenciam as recentes pré-visualizações de motherboards da Asus e Asrock. Isto significa que os utilizadores com CPUs Zen 4 ou Zen 5 poderão fazer o upgrade para o Zen 6 sem necessitarem de substituir as suas motherboards.

 

Um editor do ITHome, conhecido como Ruby_Rapids, partilhou um folheto em chinês de uma futura motherboard Asus B850, que anuncia explicitamente o suporte para a CPU Zen 6. Esta informação é a prova mais convincente de que as placas B850 — que atualmente suportam os processadores Zen 4 e Zen 5 — serão compatíveis com a próxima geração de chips Ryzen da AMD. O canal da Asrock na plataforma Bilibili corroborou o suporte para o Zen 6 num novo modelo B850, e espera-se que outros parceiros, como a Gigabyte e a MSI, também confirmem esta compatibilidade. Recorde-se que a AMD já tinha anunciado planos para manter o suporte à plataforma AM5 até, pelo menos, 2027.

Espera-se que o Zen 6, com lançamento previsto para o final de 2026 ou início de 2027, traga avanços significativos de desempenho em relação ao Zen 5. As CPUs de topo da nova geração poderão contar com até 24 núcleos e 48 threads, graças ao aumento de núcleos por chiplet, e terão uma cache L3 ampliada para 48MB. Além disso, as velocidades de relógio poderão alcançar impressionantes 6,4 GHz a 7 GHz, ultrapassando os 5,7 GHz máximos do Zen 4.

 

Para além das CPUs para desktops, o Zen 6 também estará presente nas consolas Xbox e PlayStation de próxima geração, com o sistema da Microsoft a integrar uma APU de 10 núcleos. Já as linhas Zen 6 destinadas a portáteis, como a Gator Rande e a Medusa Point, deverão chegar em 2027. A Medusa Point incluirá suporte para o socket FP10, com ambas as linhas a serem fabricadas nos nós N2P e N3P da TSMC. Por outro lado, os principais processadores Zen 6 para desktops utilizarão o mais avançado processo N2X, marcando um novo patamar em tecnologia de desempenho e eficiência.

A próxima grande atualização de CPUs da Intel, conhecida como Nova Lake, marcará um avanço significativo ao adotar o nó 18A interno da empresa. Essa inovação também trará o novo soquete LGA 1854, acompanhado por placas-mãe da série 900. Estima-se que os processadores de ponta Nova Lake-S contarão com até 52 núcleos, mais que o dobro do limite atual da linha Arrow Lake.

 

Enquanto as CPUs de próxima geração da AMD estão no horizonte, quem busca desempenho de elite para jogos agora encontrará no Ryzen 7 9800X3D a escolha ideal. Com sua tecnologia revolucionária 3D V-Cache, ele oferece um aumento expressivo no desempenho em jogos, além de eficiência comprovada. Este é o processador definitivo para gamers que exigem taxas de quadros fluidas e uma resposta de alto nível. Aproveite nossa ferramenta de comparação de preços para encontrar as melhores ofertas para o Ryzen 7 9800X3D hoje mesmo.

manhkbrady

manhkbrady

503 Artigos

Escritor meio período, jogador de Tetris min-maxing em tempo integral. Você sabia que jogos de ritmo são uma forma de benchmarking humano?

Discord Invite
Recebe os melhores preços, códigos promocionais e os melhores negócios possíveis, em todos os teus jogos! Subscreve a newsletter DLCompare

Subscreva a newsletter DLCompare