O primeiro e o segundo jogos Lunar foram lançados para a Sega CD, mas rapidamente receberam remakes com novos conteúdos para a Sega Saturn e a PlayStation 1. É destes remakes que deriva a coleçãoLunar Remastered Collection, que inclui Lunar: Silver Star Story Complete e Lunar 2: Eternal Blue Complete. A coleção está a ser produzida pela GungHo Online Entertainment, que também tratou da remasterização Grandia HD Collection e é responsável pela publicação ocidental de Trails in the Sky 1st Chapter.
Recentemente, a PlayStation entrevistou Matthias Pergams, um produtor da GungHo Online Entertainment America, sobre o que faz de Lunar um jogo tão especial, as mudanças que vêm na coleção remasterizada e o lançamento dos jogos na Europa - uma região onde nunca tinham sido lançados oficialmente. Há também pormenores sobre o Classic Mode, que simula os JRPGs tal como eram na altura do lançamento, bem como sobre a nova gravação de voz.
Lunar: The Silver Star foi lançado em 1992 e foi um dos primeiros JRPGs em formato CD-ROM. Com mais espaço de armazenamento, os criadores puderam acrescentar novas funcionalidades, como a interpretação de voz e cenas animadas, o que ajudou a criar um culto de fãs que admiravam os esforços do jogo. A versão PlayStation Complete introduziu ainda mais funcionalidades, razão pela qual foi escolhida para a coleção.
Relativamente às melhorias de qualidade de vida, Pergams afirma que os jogos receberam mecânicas como uma opção de aceleração das batalhas, uma melhor gestão do inventário em Lunar 1 e a possibilidade de personalizar o comportamento da IA dos membros do grupo para combates automáticos mais estratégicos. Do ponto de vista visual, todos os gráficos foram remasterizados, juntamente com a interface, as cenas animadas e os efeitos no jogo e, mais importante, o rácio de aspeto foi ajustado para se adaptar aos televisores modernos. Estas alterações são visíveis quando se joga no modo Remastered. Para os jogadores mais nostálgicos, o Lunar Remastered Collection oferece o Classic Mode, que reproduz os gráficos originais e até inclui um filtro CRT.
No que diz respeito à interpretação de vozes, o anúncio inicial da GungHo mencionava que o Lunar Remastered Collection contaria com um novo elenco de actores de voz. No entanto, Pergams esclarece que tentaram encontrar actores cujas vozes se assemelhassem às dos originais para não se afastarem demasiado da primeira experiência. Além disso, confirmou que todas as canções vocais foram interpretadas pelos actores de voz das respectivas personagens para manter uma qualidade consistente. Por último, Pergams afirma que o lançamento de Lunar Remastered Collection marca a primeira vez que os jogos estarão oficialmente disponíveis na Europa.
Se quiser revisitar um dos melhores JRPGs do passado ou se sempre o quis experimentar mas nunca teve oportunidade, não perca o lançamento de Lunar Remastered Collection a 18 de abril para todas as consolas e PC. Para garantir um grande desconto, veja as melhores ofertas para Lunar Remastered Collection na nossa comparação de preços e embarque na sua aventura épica.