A atualização 1.16 para o F1 24 introduz suporte para o Intel XeSS 2, a solução de upscaling avançada da Intel. Esta nova versão do XeSS inclui geração de fotogramas baseada em IA e a tecnologia XeLL (Xe Low Latency), desenvolvida para minimizar o atraso de entrada e melhorar a capacidade de resposta nos jogos.
Disponibilizada juntamente com vários eventos da 4ª temporada, a atualização 1.16 é a última do ano para o F1 24, de acordo com as notas de correção no Steam. Para além de novos conteúdos, esta atualização traz "numerosas melhorias gráficas", destacando-se a integração do XeSS 2. Eis os pontos mais importantes da atualização v1.16:

As notas da atualização revelam que F1 24 passará a suportar XeSS Frame Generation (XeSS-FG) e Xe Low Latency (XeLL). O jogo já era compatível com XeSS Super Resolution (XeSS-SR), que pertence à primeira geração da tecnologia de upscaling da Intel. A Intel demonstrou o jogo utilizando estas tecnologias de upscaling, geração de fotogramas e baixa latência, alcançando um aumento de até três vezes na taxa de fotogramas e uma redução de 50% na latência.
Infelizmente, a Intel ainda não lançou atualizações de drivers para o seu hardware que ativem o suporte ao XeSS 2. Esta nova versão só poderá ser utilizada em "hardware compatível", sugerindo que a compatibilidade será restrita às placas gráficas da Intel. O Xe Frame Generation (XeFG) poderá funcionar exclusivamente com as GPUs Intel Battlemage e Alchemist. No entanto, espera-se que a Intel forneça mais esclarecimentos após o lançamento do driver XeSS 2. É improvável que o XeSS Frame Generation esteja disponível para GPUs de outras marcas.
O XeSS 2 será implementado em mais jogos em breve, com a Intel a confirmar atualizações para títulos como Dying Light 2, Robocop e Marvel's Rivals.
Pode consultar as notas completas da atualização v1.16 do F1 24 aqui. E, como sempre, enquanto aguarda por mais atualizações, não se esqueça de utilizar a nossa ferramenta de comparação para encontrar a melhor oferta para o seu próximo jogo.